Pular para o conteúdo principal

Choque Cultural do Praticante Ocidental e o Kung Fu




   Devido à popularidade que a mídia proporcionou para o kung fu muitapessoas sentem-se impulsionados em praticar essa arte marcial. Os movimentos ensaiados para apresentações cinematográficas encantam os olhos dos espectadores. Infelizmente muito dos praticantes ficam desapontados ao perceber que a realidade é totalmente diferente da ficção.  
    O kung fu, em especial o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen, é uma arte marcial baseados nos preceitos tradicionais, morais, e filosóficos da cultura chinesa (Taoismo, Confucionismo, e Budismo). O indivíduo que se propõe em praticar essa arte marcial, em geral, não vai à academia em busca de novos conhecimentosmas com a intenção de elevar o próprio ego. Seguir as doutrinas que fora implantada no kung fu requer muita disciplina para atingir o ápice do desenvolvimento, físico, mental, e espiritual.  
   Infelizmente muitas pessoas acreditam que o treinamento se resume apenas em atividades físicas. O ato de respeitar o mestre, os companheiros de equipe, honrar a academia, e a linhagem também são atividades que estão intrinsecamente ligadas ao treinamento. Essa é a melhor forma de homenagear as pessoas que outrora contribuíram para que o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen alcançasse o século XXI.  
    Esse choque de realidade que há entre as artes marciais praticadas nos cinemas e na academia é o que motiva, ou desanima, o indivíduo a praticar kung fu. Destruir ilusões é o um árduo trabalho que muitos mestres realizam em seus alunos. Abrir mão de hábitos equivocados para atingir um elevado grau de sabedoria é a real proposta que o kung fu apresenta aos seus seguidores.  


Autor: Jonathan Rocha. Praticante de Wing Chun Kuen HFY da academia Oriente-se.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kung Fu Wing Chun Hfy Nova Iguaçu Baixada Fluminense Rj.

#ct nova Iguaçu WWW.HUNGFAYI.COM.BR

Professor de Wing Chun Campeão de Combat Sambo (MMA Russo). Entrevista Revista Digital Eclo Fight.

Atividades com o Sambo 2013

Demonstração da Confederação Brasileira de SAMBO no Evento Arnold Classic 2013 Atleta e instrutor de sambo Marcio Melo, Presidente da Confederação brasileira de Sambo Mestre Carlos Maia (Jimmy), Magistrado Marcelo A Santos (Grande colaborador da CBAS), Secretário Geral da Confederação Brasileira de Sambo Mestre Marcelo Capano, Chong Prof de Kung Fu. Curso internacional no Brasil com (Representante da Federação Internacional de SAMBO - FIAS) Seminário com Mestre Tigran Karhanyan (Representante da Federação Internacional de SAMBO - FIAS)