Pular para o conteúdo principal

Wu Te – Virtudes Marciais




MÁXIMA DA SABEDORIA KUNG FU
"Certo dia um discípulo perguntou ao seu mestre de kung-fu: mestre qual é o melhor meio de se lidar com a força? E o mestre e respondeu: fugir, nunca ir de encontro a ela, pois almejamos a paz mas que a vitória. Perceba a os modos da natureza que nenhuma força lhe fará mal. Não bata de frente com uma onda, evite-a pois você não precisa de ter a força, é mais fácil, redirecioná-la. Aprenda mais métodos de preservar do que destruir. Evite em lugar de deter, detenha em lugar de machucar, machuque em lugar de mutilar. Mutile em lugar de matar. Pois toda vida é preciosa e também insubstituível. Porém as vezes deve se cortar um dedo para salvar a mão."


Wu Te – Virtudes Marciais
CÓDIGO DE ÉTICA DO KUNG FU


Um artista marcial ...
Deve sempre cultivar e defender o Wu Te
Nunca deve lutar ou usar suas habilidades para intimidar outros
Nunca deve envolver-se em argumentos desnecessários
Nunca deve difamar ou menosprezar
Deve ser humilde e modesto e sempre prática a humildade
Deve entender o ancestral de todas as dificuldades e controlar sua raiva e emoções
Deve, por exemplo trazer Honra e Respeito as Artes marciais.


                    Tão milenar quanto a arte marcial chinesa em si, temos o Wu te, que abrange muito mais do que as famílias e as escolas, mas, a arte do Kung fu na sua totalidade.
                O Wu te é dividido, basicamente, em cinco princípios, sendo eles:
Hsin Yong - confiança
            Estabeleça o vínculo de confiança de seu mestre para com você, e de você para com seu mestre. Mantenha e solidifique esse vínculo confiando no seu aprendizado e no seu tempo. No momento propício para o seu avanço e aprofundamento na arte o seu mestre saberá. Não peça conhecimentos ao seu mestre, e sim, prepare-se para recebê-lo.
Chiang Hsun – humildade
           Mantenha a sua xícara vazia, e não se preocupe com a sua titularidade ou posição, pois, o orgulho e o ego são venenos poderosos para matar a arte em você. Quando permitimos que eles se infiltrem no nosso raciocínio, começamos a agir e tomar decisões tendo eles como base de referência. Humildade não é subserviência, e é algo que se deixa de ser quando se afirma ter.
Zun Ching – respeito
              O respeito se inicia por ocasião de sua manifestação para consigo e para com os outros, sendo conquistado e manifestado. Respeito à hierarquia é essencial, pois ocupa quem o fez por merecer, e assim, haverá o entendimento da sua posição e da posição dos outros, e onde houver entendimento haverá respeito, e a existência de ambos não permite a manifestação do caos.
Jong Yu – honra
             A arte marcial chinesa do Kung fu tem fortes laços com a honra, por isso, honre a arte, a família e os antepassados, mostrando lealdade, determinação, e mantendo a pureza e a essência. Foi graças a essas qualidades dos patriarcas do passado que a arte chegou até os nossos dias, e somente com a presença delas você conseguirá perpetuá-la para as gerações futuras.
Tao Te –virtude
                São subdivididas em outras quatro, sendo elas, serenidade, coragem, prudência, e justiça.

Serenidade– É a moderação para manteremos a racionalidade e a sensibilidade diante de todas as facetas da vida. A sua prática da arte não tem como finalidade consumí-lo dentro de uma sala de treinamentos, mas sim, enriquecer as nossas vidas estimulando o autoconhecimento e o equilíbrio para aplicarmos em todos os setores da nossa vida cotidiana.

Coragem– Está na capacidade de agir quando confrontado pelo medo, que atua em nós tanto no aspecto físico como mental. Sua manifestação física ocorre ao estarmos assustados com algo, um lugar, um ambiente, uma pessoa ou uma situação, enquanto que, mentalmente, ele se refere, principalmente, ao medo do fracasso. O kung fu pode e deve proporcionar a segurança e a coragem necessárias para que nos mova através da vida, enfrentando o medo com a determinação necessária para não se deixar paralisar.

Prudência– A prudência está na abordagem com discernimento sobre todas as situações que a vida coloca diante de nós. Atentar a todos os resultados de qualquer ação nos propicia a sensibilidade, a sabedoria e o discernimento inspirados em fatos, conhecimento e experiência, minimizando a ansiedade e controlando a impulsividade.
Justiça– Para que ela seja plena, é necessário que tenhamos compreendido cada princípio e cada virtude do Wu te. Justiça e sabedoria tem que caminhar juntas.
O Wu te não pertence a nenhum estilo de Kung fu. Todos os estilos estão nele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kung Fu Wing Chun Hfy Nova Iguaçu Baixada Fluminense Rj.

#ct nova Iguaçu WWW.HUNGFAYI.COM.BR

Professor de Wing Chun Campeão de Combat Sambo (MMA Russo). Entrevista Revista Digital Eclo Fight.

Wing Chun em Santa Catarina.

Dia 28/02/2016,  domingo, 1º Seminário Aberto em SC  de  Wing Chun  Hung Fa Yi Tutela:  Dai Sifu Marcelo Capano e Profº Marcio Melo. Horário: 9:00h Local: ASINFRA - Associação da Infraero Endereço: Rua Maria de Lourdes Couto Cabral, 10 Navegantes - Gravatá - SC. Contatos : (21) 97371-4184 / (47) 9795-0534 Esse é um seminário aberto. Traga amigos, cônjuges,  familiares,  interessados, colegas etc Dia 28/02/2016 na ASINFRA. Venha ter esta experiência com Wing Chun Hung Fa Yi. Participe !